Morre aos 89 anos William Peter Blatty, autor de “O Exorcista”

william peter

Escritor e cineasta americano, conhecido pela obra “O Exorcista” (celebre romance de terror publicado pela editora americana Harper & Row), William Peter Blatty, morreu nesta quinta-feira (12) aos 89 anos de idade.

 

A notícia foi dada por William Friedkin (um premiado cineasta estadunidense que dirigiu a adaptação cinematográfica do clássico de horror O Exorcista), em seu twitter nesta sexta feira (13). “_William Peter Blatty, dear friend and brother who created The Exorcist passed away yesterday”. Tradução: “William Peter Blatty, meu querido amigo e irmão que criou ‘O Exorcista’, morreu ontem”.

 

Julie Alicia Blatty, esposa do falecido, informou à agencia Associated Press que o escritor morreu na quinta-feira em um hospital de Bethesda, no Estado americano de Maryland. Segundo ela a causa da morte foi um mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue que não tem cura, mas que o tratamento pode amenizar os sintomas.

 

Sua grande obra (O Exorcista), um romance publicado em 1971 precedeu o sucesso alcançado pela adaptação em filme, o qual teve seu roteiro também escrito por Blatty que levou um Oscar pelo trabalho. Na trama que se passa em Georgetown, Washington, uma atriz aos poucos começa a perceber que a filha de doze anos de idade está ficando com um comportamento completamente fora do normal, algo assustador. Após pedir ajuda a um padre, depois de vários eventos ambos chegam à conclusão de que a menina está possessa pelo demônio. Ele então pede a ajuda de um segundo sacerdote especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina da terrível possessão.

 

A obra que além de ganhar um Oscar de melhor roteiro, ganhou também de melhor som, foi indicada em outras oito categorias: melhor filme, melhor fotografia, melhor atriz, melhor direção de arte, melhor atriz coadjuvante, melhor edição, melhor diretor e melhor ator coadjuvante.

 

Segundo o “Box Office Mojo”, site especializado em levantamentos de bilheteria, 441 milhões de dólares foram arrecadados no mundo, e a obra foi o segundo filme de terror mais visto dos Estados Unidos, ficando atrás apenas de “O Sexto Sentido”.

 

Com a morte do autor, que além de produzir quatro continuações da obra O Exorcista (O exorcista II – O herege, O exorcista III e O exorcista – O início), também produziu obras de comedia como “Um Tiro no Escuro” (1964), em parceria com o diretor Blake Edwards e estrelado por Peter Sellers, o mundo perde um grande nome do cenário artístico.

 

2 thoughts on “Morre aos 89 anos William Peter Blatty, autor de “O Exorcista””

  1. Hi There! We are searching for experienced people that are interested in from working their home on a full-time basis. If you want to earn $200 a day, and you don’t mind creating some short opinions up, this might be perfect opportunity for you! Simply click the link here NOW!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *