Sergio Cortes explica como evitar a artrose

Sergio Cortes médico cirurgião especialista, em ortopedista e traumatologia, explica o que é artrose e como evitá-la.

 

O que é artrose?

Sergio Cortes: A artrose é uma doença que é associada à terceira idade, e afeta partes do corpo que suportam um peso maior, como os joelhos, quadris e as colunas. Com o tempo essa doença vem a piorar se não for tratada, com medicamentos, fisioterapia ou até mesmo cirurgia.

Como essa doença atinge os brasileiros?

Sergio Cortes: Os estudos informam que artrose é causa-a de 7,5 % de afastamentos de atividades laboral. O segundo motivo seria pelos trabalhadores solicitarem o auxílio doença nas empresas, essa é uma das doenças que mais causam aposentadorias precoces.

Segundo reporta Sergio Cortes, que os estudos comprovam que 42% dos brasileiros estão cientes de suas condições, quando possuem artrose e por este motivo não fazem acompanhamento médico. Diante dessas circunstâncias é onde acontece a piora da doença nos pacientes.

Quem está mais sujeito a ter essa doença?

A doença é ocasionada tanto nos homens, quanto as mulheres, porém no sexo masculino a artrose pode chegar mais cedo, em especial no joelho, antes mesmo dos 60 anos de idade. Já no sexo feminino, a doença pode aparecer depois da fase da menopausa. A artrose aumenta após o passar dos anos e é rara anteriormente aos 40 anos de idade.

Quais são as principais causas de artrose?

Sergio Cortes: A principal causa ocorre pelo motivo da obesidade, pois geram cargas para o corpo e articulações. É importante todos saberem que os exercícios físicos não fazem mal para articulação do corpo, ao contrário ajudam a deixar as articulações do corpo ainda mais fortes e além disso evita a obesidade.

Como evitar a doença?

Necessário ter uma dieta balanceada, alimentando-se de alimentos sem muita gordura. Os alimentos que contém vitamina D são ótimos para evitar a artrose. Então alimente-se de muita couve, espinafre e comece a beber mais leite e seus derivados. O fortalecimento dos ossos não possui impacto direto com a artrose, porém é uma vantagem considerada associada para evitá-la.

Faça exercícios físicos regularmente para prevenir a obesidade e outras doenças. Faça caminhada e ande de bicicleta, esses são alguns exercícios que ajudam muita a ter uma boa saúde e a prevenir doenças.

Evite o consumo excessivo de álcool, pois pode acumular ácido úrico nas articulações.

Não seja uma pessoa sedentária, o sedentarismo causa muitas doenças ocasionando problemas nas articulações.

Dicas para amenizar a dor nos joelhos

As pessoas que possuem dor nos joelhos podem amenizá-las de várias formas. Alimentação diária, incluindo alimentos que possuem anti-inflamatórias, como gengibre, salmão entre outros.

Essas pessoas que possuem dor nos joelhos devem evitar fazer caminhada, correr, pular corda sempre que as dores aparecerem. Também é importante evitar pegar pesos e sentar em cadeiras altas, pois assim você não irá forças os joelhos.

Caso essas dores permaneçam por mais de 3 dias, é necessário procurar uma ajuda médica e adotar de um tratamento que seja específico para o tipo de dor que esteja sentindo reporta Sergio Cortes.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *