Alexandre Gama dá dicas a empresários catarinenses

Quando João Dória decidiu dar início a uma série de debates de alto nível para tratar de negócios no Brasil, ele se juntou a diversos empresários destacados no cenário nacional e os reuniu sob a denominação de Grupo de Líderes Empresariais, que ficou conhecido simplesmente pela sigla LIDE.

O que é o LIDE

Trata-se de uma organização destinada a promover a integração entre empresas por meio do estímulo a diversas modalidades de intercâmbio cooperativo, como forma de ampliar as oportunidades de negócios entre elas. Tendo iniciado suas atividades em 2003, o LIDE abriga atualmente mais de mil e seiscentas empresas associadas, distribuídas em dezesseis Unidades da Federação. Juntas, as filiadas são responsáveis pela geração de mais de 52% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Como funciona?

Periodicamente, os integrantes do LIDE se reúnem em eventos organizados de forma descentralizada, ficando por conta de cada grupo estadual promover as atividades conforme os interesses e necessidades de seus associados. Em relação a isso, o LIDE de Santa Catarina (LIDE-SC) é um dos mais engajados.

O LIDE-SC em ação

No mês de março de 2017, por exemplo, o LIDE-SC levou até Florianópolis o empresário Alexandre Gama, fundador e atual CEO da agência de publicidade Neogama. Formado pela prestigiosa Fundação Álvares Penteado – FAAP, começou sua carreira em 1982, trabalhando como redator na agência Standard Ogilvy, que faz parte do maior conglomerado de comunicação do mundo, o Wire Plastic Products – WPP Group. Algum tempo depois, em 1990, chegou à agência DM9, onde permaneceu pelos quatro anos seguintes, período ao longo do qual conquistou os maiores prêmios da publicidade brasileira. Na sequência, Alexandre Gama trabalhou ainda nas agências AlmapBBDO e Young & Rubicam, sempre desempenhando funções de direção.

A hora de empreender por conta própria

Quando chegou próximo aos vinte anos de profissão, percebeu que era hora de montar o próprio negócio. Assim, em 1999, Alexandre Gama fundou a Neogama. A partir de então, o empresário ampliou seu raio de atuação e ganhou notoriedade internacional, vindo a ser reconhecido com prêmios e honrarias que o colocam entre as maiores referências nacionais, passando a ser uma voz com opiniões que ressoam não apenas no âmbito do segmento em que atua, mas também nos demais setores empresariais.

Dicas preciosas

No debate de que participou após almoço promovido pela direção do LIDE-SC, Alexandre Gama desenvolveu o seguinte tema: “O Poder das Ideias e as Novas Mídias”. Durante a palestra, disse que o Brasil vive um momento que, especialmente para o empresariado, deve ser visto como um ponto de inflexão na história do país. Em situações como essa, algumas tendências se rompem, enquanto outras têm início e ganham impulso. A partir desse raciocínio, afirmou que o movimento em curso precisa ser encarado como algo desafiador e, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades para aqueles que souberem se posicionar adequadamente. Em sua mensagem final, Alexandre Gama enfatizou a importância de deixar de lado a busca por respostas e passar a aprofundar a compreensão a respeito das perguntas mais adequadas a serem feitas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *