Aplicativo do grupo jornalístico RBS de Duda Melzer, permite público apontar falhas nas cidades

A população gaúcha acabou de receber uma nova maneira de interagir com o meio jornalístico de sua região e ajudar a pautar situações de seu cotidiano no jornalismo do Rio Grande do Sul. Isso é possível graças a criação de um aplicativo de utilidade pública, que acabou de ser lançado, produzido em parceria pelas três empresas midiáticas do grupo RBS, que tem por presidente Duda Melzer.
O aplicativo “Pelas Ruas”, criado em parceria pelas empresas RBS TV, o jornal Zero Hora e a Rádio Gaúcha, todas elas pertencentes ao grupo de Duda Melzer, é uma iniciativa que pretende fazer valer o propósito do grupo que é “informar para transformar.”
O aplicativo Pelas Ruas
Através do aplicativo “Pelas Ruas”, o público gaúcho poderá através de fotos e pequenas descrições nas mesmas, apontar problemas e situações ocorridas no Rio Grande do Sul, para que através delas as empresas do grupo RBS de Duda Melzer possam criar pautas sobre os problemas e fatos ocorridos no estado.
Inicialmente o aplicativo lançado em 23 de março visa que o público aponte falhas de determinadas regiões, essas informações poderão ser usadas para indagar de forma mais direta e concisa o poder público, assim como deixa-lo ativamente ciente sobre as necessidades estruturais do povo gaúcho. Além de permitir que o poder público tenha uma visão mais palpável de suas falhas. É uma grande ferramenta tanto para o governo quanto para o público.
Utilizando o aplicativo
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para a plataforma android (6.0), quanto para a iOS (9.0), cada versão disponível na loja de aplicativos de cada plataforma, play store ou app store.
Utilizando cadastro básico, ou acesso integrado via login no facebook. As fotos tiradas utilizando o próprio aplicativo, podem ser enviadas logo em seguida ou então salvas na galeria de fotos, mas ao enviar o público deverá dar uma breve descrição escrita e então marcar a localização via gps; caso o internauta não esteja no local da ocorrência da foto no momento em que pretende envia-la, poderá ainda assim marcar a localização dela no mapa do aplicativo, o importante é marcar o lugar correto.
No entanto o envio das fotos, não implica que todas sejam utilizadas pelo jornalismo da RBS, de Duda Melzer. As fotos passarão por administradores do aplicativo, que irão escolher pela relevância, qualidade e outros critérios, se a foto se enquadra nos critérios de publicação.
Tendo sua postagem aprovada, o autor será notificado, e sempre que algum outro usuário comentar sobre a postagem, também será alertado via o aplicativo “Pelas Rua”.
O aplicativo do grupo RBS de Duda Melzer é um exemplo do chamado jornalismo integrativo, que pode se tornar tendência no futuro, onde o público tem maior influência inclusive na construção de pautas e voz mais ativa nas notícias de sua região. Isso é visto como parte da quebra do unilateralismo das mídias tradicionais, assim como já vem sendo feito aos poucos devido à internet e mídias sociais disponíveis nela.
E o grupo RBS se mostra aberto a essa nova tendência e a escutar o seu público.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *