Aumento na produção de grãos no Brasil

Resultado de imagem para Aumento na produção de grãos no Brasil

No Brasil, o estado do Mato Grosso deve, este ano, ficar com 25,3% da produção do país. Esses dados foram levantados pelo IBGE, em Cuiabá.

Dados do IBGE apontam que pela sexta vez seguida, um aumento na previsão das colheitas  de grãos para esse ano , chegando a uma supersafra de 230,3 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 25,1% em comparação ao ano anterior. Esses números da produção agrícola, vão ajudar na melhora da economia do Brasil.

Em estimativas feitas no final do ano passado para esse ano, foram previstos aumentos de 13,9% e no início desse ano, passou a ser de 21,8% maior do que no ano passado. A safra de 2016 chegou a 184 milhões de toneladas de grãos.

Tendo como maiores produções do país o arroz, a soja e o milho, somados vão totalizar 93,5 % de tudo o que foi produzido. O maior produtor do país continuará sendo o estado do Mato Grosso, com 25,3%, em segundo vem o estado do Paraná com 18,3% e em terceiro o estado do Rio Grande do Sul, com 14,8%.

As áreas plantadas esse ano, vão chegar a 60,7 milhões de hectares, são os dados estimados pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, tendo se observado um aumento de 6,3% a mais do que no ano passado.

O aumento desses dados da produtividade do país, para o IBGE, tem como fatores principais as condições do clima nas áreas de plantio, a partir do mês de outubro passado. Outro fator que conta para esse aumento, foram os investimentos feitos por parte dos produtores em tecnologia.

Os números da safra recorde no país, estão confirmadas em relação a soja, são estimadas um total de 110,9 milhões de toneladas e ainda se espera mais crescimento. No Mato Grosso, os produtores são responsáveis por 27,9% de toda a soja colhida no Brasil.

As previsões da produção de milho também são favoráveis, com um número previsto de 92,3 milhões de toneladas para este ano, sendo 4,4% de aumento acima da previsão do último mês de fevereiro. Desse total, o chamado milho de segunda safra, conhecido como milho safrinha, vai ser de 62,1 milhões de toneladas e o de primeira safra, vai ser de 30,2 milhões de toneladas.

O Mato Grosso é o maior produtor de milho safrinha, com produção estimada esse ano de 24 toneladas, principalmente por ter aumentado a sua área de plantio em 10,3 %.

Na produção de arroz, o maior produtor do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul, totalizando

70,9%, sendo a estimativa de março uma produção de 12 milhões de toneladas para esse ano. Segundo o IBGE, foram favoráveis as condições do tempo, que possibilitaram as colheitas feitas nas duas últimas semanas, de praticamente metade dos campos produzidos, o que equivale a 49%Aumento

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *