Yukuta Toyota desenhou as obras de arte do Hospital Copa Star

O artista brasileiro com descendência japonesa, Yukuta Toyota foi o escolhido para projetar as obras de arte que estão distribuídas pelo novo hospital da Rede D’Or no Rio de janeiro, mais precisamente na zona de Copacabana. O artista que nasceu em 1931 e que se naturalizou brasileiro em 1968 é mais uma das razões pelas quais o Hospital Copa Star se tornou uma referência para os complexos contemporâneos. O Hospital Copa Star foi um desejo antigo dos sócios da Rede D’Or que pretendiam renovar um antigo complexo hoteleiro e torna-lo num novo complexo hospitalar revolucionário no Brasil, no que diz respeito ao atendimento, nos novos métodos como os seus pacientes são tratados, nos vários equipamentos de tecnologia de ponta disponíveis para examinar os seus clientes (inclusive com auxílio de medicina robótica, centros cirúrgicos de última geração), na comodidade dos seus clientes (quartos automatizados e disponíveis para terem algumas componentes personalizadas pelo cliente, etc. O paciente também tem ao seu dispor uma gama variada de refeições no restaurante, que podem ir dos mais tradicionais até aos mais requintados.

O Hospital Copa Star também pretende ser revolucionário pelo seu estilo arrojado e luxuoso. Para dar esse ar, Yukuta Toyota teve um papel essencial uma vez que todas as obras de arte são projetos desenhados e concebidos por ele. Assim, os arquitetos tiveram em conta várias caraterísticas que tornaram cada espaço do hotel único no país. A título de exemplo, a iluminação é natural, os corredores são espaçosos e minimalistas com aromas que afastam a ideia de que o paciente ou o acompanhante está a percorrer os espaços de um hotel. Ao longo dos corredores e halls do complexo hospitalar podemos observar mais de duas centenas de obras de arte do autor de dupla nacionalidade brasileira e japonesa, com o objetivo de criar um ambiente agradável, simples e confortável para os clientes.

Yukuta Toyota estudou Desenho industrial na Universidade de Arte de Tóquio e veio para o Brasil para trabalhar em São Paulo, numa fábrica que fabricava móveis. Yukuta sempre foi um artista que sempre teve um interesse pelo “espaço cósmico” e daí a sua inclinação para obras de arte voltadas para essa temática. Nas obras de arte em redor do Hospital Copa Star encontramos vários tipos de materiais nas suas obras de arte como o aço, tintas ou madeiras. As obras transmitem a inigualável identidade de Yukuta Toyota que acrescenta nas suas obras de arte ilusões de ótica e paradoxos entre os vários materiais que utiliza.

Para além das mais de 100 esculturas e monumentos produzidos para espaços públicos brasileiros, o artista que desenhou as obras de arte do Hospital Copa Star conta também com uma larga e experiente carreira internacional, que teve início em Buenos Aires e que a fama logo o arrastou para outros países como os Estados Unidos da América ou até mesmo o seu próprio país, o Japão. O artista também conta no seu currículo com vários prémios e reconhecimentos do seu trabalho como é o caso 1º Salão Esso de Jovens Artistas

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *