Comprar tempo livre proporciona mais felicidade que comprar bens materiais

Image result for tempo livre

Quer transformar seu dinheiro em felicidade? Compre serviços que lhe dê mais tempo livre, é o que sugere um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Depois de pesquisar 6.000 pessoas na América do Norte e na Europa, os pesquisadores descobriram que as pessoas que gastam mais dinheiro em serviços que economizam tempo, como contratando uma empregada doméstica ou um cozinheiro, relataram maior satisfação de vida. Curiosamente, não importa se as pessoas eram ricas ou pobres.

“Os benefícios de comprar tempo não são apenas para pessoas ricas”, disse Elizabeth Dunn, autora principal do estudo. “Nós pensamos que os efeitos só afetavam pessoas com bastante renda disponível, mas para nossa surpresa, encontramos os mesmos efeitos em todas as classes sociais”.

Para identificar essa curiosidade, os pesquisadores deram 40 dólares a 60 adultos no Canadá e pediram que contratassem serviços que lhe permitissem poupar tempo. Os participantes tiveram mantimentos entregues e suas casas foram limpas.

Durante o fim de semana seguinte, pesquisadores deram aos mesmos participantes outros 40 dólares para comprar bens materiais – jogos de tabuleiro, roupas, vinhos. Os resultados mostraram que a compra de serviços que proporcionem maior tempo ocioso deixou as pessoas em melhores condições do que quando compraram bens materiais.

“Nossos resultados sugerem que comprar tempo aumenta a felicidade, pois reduz os efeitos do estresse causado pela falta de tempo”, escreveram os autores do estudo. “O sentimento de ser pressionado pelo tempo geralmente está ligado a uma menor satisfação com a vida, e observamos esse vínculo bem estabelecido na vida da maioria das pessoas pesquisadas. O que é impressionante é que o efeito prejudicial do estresse causado pela falta de tempo desapareceu entre as pessoas que usavam dinheiro para comprar tempo”.

Em lugares ao redor do mundo onde a renda pessoal está em ascensão, o tempo livre está se tornando algo de luxo. Para esse tipo de falta de tempo, o estresse mostrou-se prejudicial para a saúde pessoal, contribuindo para a insônia e diminuição da satisfação com a vida.

Conforme os conhecidos efeitos do estresse temporal, é estranho que mais pessoas não escolham comprar mais tempo livre. Os pesquisadores observam que apenas 2% dos 98 adultos que pesquisaram no Canadá disseram que gastariam seus 40 dólares em serviços de economia de tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *