Feridas na boca podem indicar doenças no corpo

Resultado de imagem para saude bucal

Existem feridas na boca que não cicatrizam de jeito nenhum e devem ser observadas cuidadosamente. Essa ferida pode indicar algo mais perigoso que uma simples gengivite.

Existem muitas doenças sistêmicas que são relacionadas a vários órgãos que podem iniciar com sinais na boca. Quando a gengiva sangra excessivamente mesmo sem que a pessoa tenha placa e tártaro pode ser um sinal de doença sistêmica.

O professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade de Campinas, Marcio Lopes, explica que existem grupos grandes de doenças que se manifestam na boca, como as autoimunes que são alterações no sangue e tumores.

Doenças com impacto na boca são decorrentes de um grupo que causam redução nas plaquetas do sangue, tem associação com a coagulação e causa um risco maior de sangramento na gengiva como a hepatite por exemplo.

Uma doença que pode ser diagnosticada pela boca é a anemia, que faz com que a língua perca seu aspecto normal, lisa e brilhante, e a perca das papilas gustativas.

Outra doença que pode ser diagnostica com o auxilio da boca é o refluxo gastresofágico que devido ao retorno do ácido do estômago na boca faz com que a parte interna dos dentes fiquem com o esmalte desgastado.

Um diagnostico de leucemia, um câncer relacionado a medula óssea, pode ter inicio na boca, disse Marcio.

O câncer de boca é um tumor primário que pode ser usado como exemplo que tem manifestação na cavidade bucal. Existem também outros tipos de tumores que se manifestam na boca após metástase, que é quando a doença se espalha pelo corpo, e nesses casos é realizado um exame a partir do que é visível para que se veja o que esta oculto. Outros tipos de tumores que podem dar metástase na mandíbula é o de mama, colo do útero e fígado.

Outras doenças como as autoimunes, possuem manifestações na boca, com o lúpus eritematoso que causa manchas brancas e avermelhadas e o líquen plano que são manchas e lesões pequenas. O correto é sempre procurar a ajuda de um profissional especializado para um diagnostico correto sempre que houver algum sinal na boca.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *