Luiz Carlos Trabuco Cappi – conheça um pouco do presidente do Bradesco

Já imaginou como seria a vida de um grande executivo? Reuniões com investidores, jantares de negócio e tomada de decisões difíceis são algumas das preocupações de pessoas como o Luiz Carlos Trabuco Cappi, atual presidente do Bradesco. Conheça um pouco mais da sua história, rotina e grandes feitos desse profissional.

Pelas mãos de Trabuco (como é mais conhecido) passam algumas das operações financeiras mais importantes do país. Por essa razão, muitas de suas decisões são acompanhadas de perto por vários outros profissionais, a exemplo de líderes empresariais, governantes e outros banqueiros/ bancários.

A compra do HSBC

Um dessas decisões foi tomada em 2015, quando Luiz Carlos Trabuco Cappi teve o aval do conselho do banco para a aquisição da filial brasileira do HSBC. Na época a transação girou em torno dos US$ 5,2 bilhões no que foi o maior negócio do ano e um dos maiores da última década no país.

A aquisição deu um novo fôlego na corrida pelo primeiro lugar entre os bancos privados do país. Assim que Trabuco chegou à presidência do Bradesco, esse perdeu a liderança para o rival, fazendo com que ele pensasse na forma como conduziria a instituição.

Em primeiro momento Luiz Carlos Trabuco Cappi foi cauteloso e descartou uma busca desenfreada pelo primeiro lugar. Em primeiro momento buscou oferecer serviços de qualidade nas cidades que já atuava, renovar os cargos de liderança e dar mais oportunidades para os colaboradores promovidos, que passaram a ter fala nas reuniões no salão nobre do banco.

A compra do HSBC permitiu uma aproximação. Apenas com uma soma simples da participação de mercado, o Bradesco superou o concorrente na quantidade de agências, número de correntistas e total de investimentos. Em outros três itens, aproxima-se do rival, são eles: ativos, empréstimos realizados e depósitos.

“Com o HSBC, conquistamos de uma vez o que demoraríamos cerca de seis anos para obter por meio do crescimento orgânico”, disse o executivo na época da negociação. Na ocasião, os órgãos reguladores impediram a compra, contudo o aval foi concedido pouco depois, rendendo a Luiz Carlos Trabuco Cappi o prêmio de Empreendedor do ano nas finanças pela revista Dinheiro.

Início e destaque no banco

Trabuco chegou ao BTC em 1969 e passou por diferentes cargos e níveis hierárquicos até chegar à presidência. O paulista, natural de Marília, formou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade Estadual Paulista, a Unesp.

Entre as áreas que se destacou estão a previdência privada e o marketing, setor em que foi responsável pela abertura do banco para a mídia. Mas foi na Seguros, onde ficou entre 2003 e 2009 que galgou o caminho até o topo, inicialmente na vice-presidência e depois na presidência.

Foi na Seguros que contribuiu com cerca de 30% do lucro do banco e aumentou a participação de mercado de 26% para 35%.

Assim que foi nomeado presidente, Luiz Carlos Trabuco Cappi tratou de criar a universidade corporativa e conversou com executivos de todos os escalões para renovar os quadros de liderança.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *