Ministro da Cultura da Itália anuncia abertura do nível mais alto do Coliseu

Quem sempre sonhou em visitar o andar mais alto do Coliseu de Roma já pode comemorar, pois o nível estará aberto pela primeira vez a partir do dia 1º de novembro deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura da Itália, que decidiu abrir o nível para a visitação dos turistas depois de 40 anos de bloqueio do nível.

O nível mais alto do anfiteatro, que também é chamado de quinto nível, tinha os assentos reservados para a classe social mais baixa da sociedade daquela época. Embora tenha sido destinado para a acomodação dos mais pobres, o quinto nível proporcionava uma ótima vista das lutas entre os gladiadores e ainda proporciona uma das melhores vistas do coração de Roma.

O ministro da Cultura, Dario Franceschini, disse em nota sobre a abertura do quinto nível aos turistas: “É uma vista incrível do Coliseu e de Roma, que o visitante lembrará como uma das coisas mais bonitas que viu em sua vida”.

Para se aventurar no quinto nível do Coliseu, os turistas terão que agendar visitas guiadas por representantes do anfiteatro. Esses representantes guiarão grupos com no máximo 25 pessoas até o nível mais alto do monumento. Cada grupo de 25 pessoas será guiado em horários diferentes.

A aventura começará em um corredor mais bem conservado do Coliseu que está localizado entre o segundo e o terceiro andar. Neste trecho ainda será possível observar os banheiros construídos na época, segundo uma afirmação de Rossella Rea, a diretora do Coliseu. Outro ponto que poderá ser observado neste trecho, segundo a diretora, é a restauração feita nas paredes pelos próprios romanos por causa de um incêndio que ocorreu em 217 d.C.

A partir deste trecho, o grupo de turista será guiado até o terceiro andar do monumento e poderá observar o nível que era destinado para a classe média da sociedade romana antiga. Em seguida, passarão pelo quarto nível, onde os assentos eram destinados aos comerciantes, e finalmente ao quinto nível.

Para quem não sabe, o espetáculo era visto de perto pelos senadores e pelo imperador, por isso o primeiro nível era reservado para o alto escalão que gostava da vista mais próxima das lutas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *