Jorge Moll apresenta de que formas a tecnologia tem contribuído para a área da saúde

A área da saúde anda cada vez mais alinhada com inovações tecnológicas, de modo que torna-se praticamente inevitável citar a forma como os atendimentos médicos são promovidos sem tocar nos benefícios que o avanço tecnológico traz ao segmento, destaca o neurocientista Jorge Moll Neto. Atualmente, o médico preside o IDOR (Instituto D’Or), que é voltado para o ensino e a pesquisa no campo da ciência. Tratando-se de uma das vertentes do Grupo D’Or, o local conta com infraestrutura própria para atender diversos tipos de públicos.

Jorge Moll é autor de um artigo acerca do impacto das inovações para a área médica. Dentre os principais pontos de sua publicação, o médico ressaltou a forte presença que os Estados Unidos possuem quando se trata de assuntos relacionados à tecnologia. No país americano, o neurocientista apontou o Vale do Silício, localizado na região norte da Califórnia, como um dos principais locais para o desenvolvimento de mecanismos que atendam as demandas do setor com excelência. Dessa mesma região, contudo, veio palestrar no Brasil um dos maiores estudiosos no assunto, o Dr. Albert Chan da Sutter Health.

A empresa representada pelo médico americano foi eleita uma das que presta boa parte dos atendimentos no país. Jorge Moll ressalta que a instituição onde seu colega atua é destaque perante as demais do gênero pelo fato de aplicar tecnologias no atendimento aos pacientes. Isso se dá por meio do emprego cada vez mais frequente de mecanismos tecnológicos com o diferencial de causar uma verdadeira revolução nos tratamentos e consultas a que os usuários são submetidos, esclarece o neurocientista brasileiro.

No Brasil, Dr. Chan veio com a missão de apresentar o que de mais recente e revolucionário existe para sanar as questões do segmento médico. Com foco no aprimoramento da experiência que os pacientes poderão ter, ele destacou a importância de se acolher bem as pessoas no momento em que são atendidas. Dentre os dispositivos mais empregados pelo americano, o Google Glass foi apontado como o mais inovador, já que possibilita ganho de tempo durante os atendimentos, uma vez que é acionado por comando de voz. Além disso, o recurso tecnológico faz com que os colaboradores da área da saúde consigam salvar os dados dos pacientes, evitando-se o uso de materiais impressos.

Dessa forma, Jorge Moll vê na utilização do Google Glass um meio para que os laços entre os agentes de saúde e os usuários sejam reforçados, algo que ocorre através de um atendimento prestado com mais atenção e humanidade. Com os esforços completamente empregados nas necessidades dos pacientes, o médico do IDOR, assinala que a segurança dos atendimentos torna-se maior. Pelo fato de se fazer uso dos óculos da Google, muitos estabelecimentos conseguirão eliminar arquivos repletos de papel, acrescenta o neurocientista.

Conforme informações trazidas por Dr. Chan em suas explanações, os médicos e demais agentes da área têm a possibilidade de fazerem uma revisão acerca do que foi relatado pelos pacientes em suas consultas. Jorge Moll informa que o americano, além do Google Glass, disse acreditar que smartphones e tablets também são importantes para a melhoria dos atendimentos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *