Consumo de panetone no Brasil alcança 29 milhões de famílias brasileiras

O panetone se tornou o símbolo do Natal e o queridinho de muitos brasileiros nas compras de final de ano. De acordo com um estudo realizado pela “Kantar Worldpanel”, entre o período de novembro de 2017 a janeiro de 2018, mais de 29 milhões de brasileiros compraram panetone. Esse número indica 53,2% dos lares que corresponde a classe AB1. Na Grande São Paulo, os dados indicam que o índice chegou a 78%, o que aponta um crescimento de 13% nas vendas e um faturamento 15% maior que no ano anterior.

O estudo apontou que cada família brasileira consumiu um total de 1,3 quilo de panetone durante o período analisado. Esse número equivale a um aumento de 2,6% em comparação com o mesmo período no ano passado. De acordo com o estudo, o item chegou na casa dos brasileiros principalmente como presente. Os dados de 2017 indicam ainda que os panetones foram os itens que menos tiveram promoções, o que fez com que os preços ficassem parecidos com os do período anterior (2016/2017).

Dentre as variedades e tamanhos, o levantamento revelou que os panetones com 400 e 500 gramas foram os mais comprados durante o período. Em comparação com o período anterior, de novembro de 2017 a janeiro deste ano foram vendidos 2 milhões de panetones a mais nesta categoria de 400 a 500 gramas. Mesmo com tantas versões e sabores diferentes, o panetone mais vendido ainda é o tradicional, sendo representado por 78,2% das vendas deste produto durante o período. A Kantar Worldpanel ainda identificou que o segmento de panetone recheados sem frutas tem ganhado cada vez mais espaço durante o período natalino.

Em relação ao perfil dos consumidores, o estudo revelou que na Grande São Paulo, o maior volume de vendas de panetone se concentra em um público com 50 anos ou mais. Além disso, os lares que mais consumiram esse item durante o período foram aqueles com um ou dois indivíduos com alto poder aquisitivo.

Essas e outras notícias sobre o consumo de panetone no Brasil apontam os parâmetros necessários para empresas explorem novos negócios nesse segmento e para que se atenham as necessidades dos consumidores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *