Brasil reduz emissões de gases do efeito estufa

Boas notícias sobre o país. Durante o último ano, o Brasil conseguiu reduzir em 2,3% o volume de emissão de gases responsáveis pelo efeito estuda. Os dados são do Seeg (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa). Em 2017 o país emitiu 2,071 bilhões dos gases nocivos; em 2016 esse valor foi de 2,119.

De acordo com o estudo, a redução ocorreu devido, principalmente, a menor desmatamento da Amazônia, que recuou 12% em 2017. A emissão de gás carbônica (CO2) bruta passou de 601 milhões de toneladas em 2016 para 529 milhões no ano passado.

Esses números seriam maiores se não fosse o aumento do desmatamento de biomas como o cerrado, que foi de 11% neste período. Devido a esse desmatamento, o cerrado foi responsável pelo aumento da emissão dos gases-estufas na atmosfera de 144 milhões para 159 milhões de toneladas de gás carbônico.

Tasso Azevedo, coordenador técnico do Seeg, disse em nota que desde o início da década as emissões permanecem no mesmo nível, em especial por um misto de “conjuntura econômica e da gangorra do desmatamento”. O pesquisador completa afirmando que apesar da redução do desmatamento na Amazônia, o aumento no cerrado refletiu na emissão de gases. Além disso, as emissões brutas per capta do país ainda são superiores à média mundial.

Agropecuária é o setor que mais polui

De acordo com o Seeg, a diminuição do desmatamento e das emissões de gás estão ligadas a maior fiscalização do Ibama. Apesar disso, a agropecuária contribui com 71% de todo o volume de gás carbônico emitido pelo Brasil. Leva-se em conta principalmente o metano produzido por bovinos e o desmatamento para criação de pastos.

O estudo mostra que se o agronegócio brasileiro fosse um país, ele seria a oitava nação mais poluidora do mundo, a frente de países como Canadá e Japão. Vale ressaltar que o setor agropecuário reduziu em 1,5% a emissão de poluentes em relação a 2016, mesmo com o aumento de 4% dos abates e 7% na exportação de proteína animal.

O setor de transporte também polui. Em 2017 esse percentual foi de cerca de 10% de toda a emissão de gases do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *