Fique por dentro das datas de pagamentos e descontos sobre o IPVA 2019

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é realizada sempre em janeiro na maioria dos estados brasileiros. Essa é uma contribuição obrigatória com variações nas alíquotas conforme cada veículo e estado onde o proprietário reside. Em 2019, essa cobrança segue o mesmo modelo de anos, apesar de algumas notícias especulando que o novo governo iria eliminar o IPVA.

O fato é que o imposto ainda confunde alguns proprietários de veículos ano após ano, podendo haver desconto ou não conforme a forma de pagamento. O percentual de referência utilizado em cada estado brasileiro segue critérios próprios para a cobrança do IPVA. O valor venal é a base de cálculo do imposto, determinado pela unidade federativa responsável pela cobrança. Os estados que apresentam as maiores alíquotas sobre o IPVA são Rio de Janeiro e São Paulo.

No estado de São Paulo a primeira parcela do IPVA é cobrada no dia 9 de janeiro dos donos de veículos com placa final 1. Essa cobrança segue o mês de janeiro em ordem crescente em relação ao final da placa dos automóveis, finalizando a cobrança no dia 22 de janeiro dos proprietários de veículos com placa final 0.

Os proprietários que fizerem um pagamento à vista do valor do imposto entre 9 e 22 janeiro conseguem um desconto de 3%. Já a segunda parcela tem o prazo encerrado em 11 de fevereiro de 2019. Neste caso, ainda é possível fazer um pagamento à vista do IPVA, mas não haverá o desconto de 3% como nos pagamentos à vista realizados no mês de janeiro.

A terceira parcela do imposto é cobrada a partir de 11 de março deste ano.

No Rio de Janeiro, a forma de pagamento do IPVA é diferente de São Paulo. No Rio a cobrança do imposto começa em 21 de janeiro deste ano para donos de veículos com placas final 0. A cobrança da primeira parcela encerra em 1º de fevereiro para donos de veículos com placas final 9. Pagamentos realizados à vista também oferecem descontos de 3% dentro deste período. A segunda e a terceira parcela do imposto deverão ser cobradas em 20 de fevereiro e 22 março, respectivamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *