Saiba qual é o melhor momento do dia para beber café

Atualmente, cerca de 85% da população dos Estados Unidos consume café com regularidade. Segundo os especialistas, esse é um dos motivos pelo qual 40% dos habitantes do país não conseguem dormir o suficiente. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café, os brasileiros só perdem para os norte-americanos em consumo de café, e compraram cerca de 1,7 milhão de toneladas do grão no ano de 2017.

Um dos hábitos mais comuns em países ocidentais é beber um copo de café logo ao acordar, para assim deixar de sentir sono. Contudo, para os nutricionistas, esse costume não é tão eficaz quanto parece, e aqueles que desejam se manter despertos não devem consumir a bebida nas primeiras horas da manhã.

Beber cafeína logo de manhã pode causar nervosismo e agitação em seguida, o que resulta em um quadro de cansaço após algumas horas. De acordo com os médicos, o organismo humano acaba produzindo níveis maiores de cortisol após a ingestão de café durante a manhã, o qual é o hormônio que provoca estresse e ansiedade.

A forma mais eficaz de sentir disposição de manhã ao acordar é ter uma noite de sono tranquila e revigorante. Para completar, o mais indicado é tomar uma xícara de café horas mais tarde, já quase no horário do almoço.

De acordo com a nutricionista Laura Cipullo, que escreveu o livro “The Women’s Health Body Clock Diet”, nesse horário o corpo já está produzindo uma quantidade inferior de cortisol, e por isso a cafeína acaba não sendo prejudicial. Em notícias veiculadas pelo site da CNBC, a nutricionista destacou que para as pessoas que acordam às 8:00, por exemplo, o ideal é beber café logo após às 11:00.

Porém, a especialista ressaltou que para aqueles que já estão acostumados a ingerir cafeína ao acordar, é aconselhável realizar essa mudança aos poucos, tendo em vista que ao fazer uma transição súbita, o organismo pode apresentar sinais de cansaço e indisposição.

Também é importante ressaltar que além do horário, a quantidade de café consumido faz toda a diferença. Diariamente, a quantidade máxima sugerida pelos nutricionistas é de quatro xícaras pequenas.

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