Liderança vs. Gestão: Uma Definição

No mundo de hoje, “liderança” e “gestão” são muitas vezes usados de forma intercambiável. No entanto, é fácil imaginar certas pessoas que parecem ótimas no que poderíamos descrever como gerenciar – coordenar e tomar decisões operacionais específicas – e outras melhor liderando – inspirando outras pessoas e definindo uma visão para uma organização. Pense, talvez, em Tim Cook, o atual CEO da Apple com seu domínio do conhecimento da cadeia de suprimentos em relação a seu antecessor, Steve Jobs. Ambos provavelmente têm atributos de grande liderança, além de excelente administração. Gestão forte pode ser vital para alcançar as metas de qualquer empreendimento ou organização. No entanto, sem uma liderança forte, até mesmo um gerenciamento robusto está destinado a fracassar. A liderança é essencial para qualquer empreendimento. Aspire ser um líder e aprender as habilidades necessárias para diferenciá-lo do ato de simplesmente gerenciar um processo.

A administração é um termo bem estabelecido nos corredores das escolas de administração e nos manuais dos conglomerados corporativos. De acordo com o Business Directory, gestão refere-se a “A organização e coordenação das atividades de um negócio para alcançar objetivos definidos.” A definição convencional de gestão muitas vezes invoca a mentalidade de que os processos são estáticos, as pessoas são intercambiáveis e são empregadas para executar uma tarefa específica, e que as decisões devem ser tomadas considerando a linha de fundo como o fator mais importante. No entanto, as premissas que ancoraram o termo no mundo dos negócios estão se tornando desequilibradas e todos, dos níveis mais baixos aos mais altos, estão reconhecendo que a “administração” sozinha não perpetua o sucesso. Em vez disso, algo mais é necessário para garantir conquistas e crescimento a longo prazo.

Liderança representa um conceito muito mais difícil de definir e decretar. O colaborador da revista Forbes e autor do best-seller do New York Times, Kevin Kruse, ofereceu essa definição de liderança: “Liderança é um processo de influência social que maximiza os esforços dos outros em direção à realização de um objetivo.” como existem líderes empresariais proeminentes no mundo. No entanto, a definição de Kruse aborda alguns elementos-chave da liderança que às vezes estão ausentes em outras definições.

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