Psicologia do texto: maneiras de aumentar a conversão

Escrever é a principal maneira de compartilhar nosso conhecimento – desde os textos religiosos mais antigos e livros de história até a descrição das aventuras de seus amigos no Facebook. Esta é uma ferramenta maravilhosa para expressar emoções, compartilhar pensamentos e contar histórias. Infelizmente, o texto tem um ponto fraco – é um ambiente estático.

Muitas vezes esquecemos que tudo o que já lemos são apenas diferentes combinações de letras do alfabeto, sujeitas a certas regras de pontuação e sintaxe. Comparado com os meios relativamente novos de exibição de fotos ou vídeos, as possibilidades do texto são limitadas nos negócios online.

Um velho provérbio diz que uma imagem vale mais do que 1000 palavras (dependendo da imagem, é claro!) E, geralmente, não está muito longe da verdade. Fotografia e vídeo podem capturar e apresentar qualquer cena muito mais concisa que palavras.

O recente boom nas redes sociais como Instagram e Pinterest sugere claramente que as pessoas os acham mais adequados para espalhar as sensações de suas vidas diárias. Até o Twitter começou a destacar fotos e vídeos, alterando sua essência textual original.

No entanto, fotografias e vídeos nunca podem realmente substituir o texto – basta perguntar a qualquer escritor vivo o que ele pensa sobre a adaptação de suas obras. Uma palavra escrita sempre será necessária para a transmissão de informações.

O texto sempre foi um componente importante para moldar a experiência do usuário. Ao mesmo tempo, os usuários não querem enfrentar o “muro de texto” e não queremos ler comentários muito extensos. Queremos que o leitor compreenda a essência, para que a experiência do usuário seja positiva e útil em trabalhos futuros. Também queremos que o texto transmita elementos emocionais, embora suas capacidades sejam mais modestas que as de fotos e vídeos.

Para corrigir isso, você pode usar certos métodos. Eles ajudarão a facilitar a formação de uma experiência positiva do usuário para a leitura do texto – seja propaganda de livros, informações sobre produtos em uma página da web, um artigo de blog ou um livro inteiro. Tenha certeza – os leitores perceberão informações importantes, se familiarizarão com elas e lembrarão delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *